1º Cine Lapinhô – Festival de Cinema Lapinha da Serra

Imagens para Fecundar o Real
25 a 28 de Agosto . 2022

Da escuridão nascem os sonhos.

A Lua Nova é o período em que Terra, Lua e Sol encontram-se alinhados; a Terra faz sombra sobre seu satélite, que não recebe a luz do astro rei. É a fase mais escura do ciclo lunar.
Esse é o momento mais propício para se iniciar novos projetos: quando a lua se oculta para depois ressurgir, quando a noite é mais escura, é justamente onde o novo encontra-se em gérmen para vir à luz a partir da escuridão.
A noite de Lua Nova, o interior do ventre, da semente, o cinema, são os ninhos dos sonhos, da vida, dos filmes, da imaginação. Tudo nasce do escuro, que fecunda nossa vigília de possíveis e gera mundos e a realidade do dia.

Oficinas

22 a 28 de Agosto . 2022
no Espaço da Associação Jardim dos Cristais

Através das oficinas, os alunos vão aprender como funciona o universo cinematográfico, desde o surgimento de uma ideia até o seu desenvolvimento, gravação e finalização.
O cinema constitui-se em um dos modos de expressão cultural da sociedade.

Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.

Em uma parceria com a Cardume Filmes, produtora e plataforma de streaming, serão oferecidas três oficinas gratuitas de cinema e assuntos do audiovisual.

Circuito Gastronômico

A Mostra CineLapinhô propõe a participação de todos da Lapinha da Serra, num evento coletivo.

Pensando nisso surgiu a ideia do Circuito Gastronômico CineLapinhô, em que os restaurantes da Lapinha da Serra estão convidados a participar do circuito criando um prato com o nome de um filme brasileiro. Os pratos participantes serão divulgados junto com a programação do evento e concorrerão ao título de melhor prato pelo júri popular.

O Circuito Gastronômico CineLapinhô começa junto com a Mostra de Cinema e encerra no início da primavera, quando será divulgado o resultado do prato mais votado. A votação acontecerá por um formulário disponibilizado pela internet. Para participar, basta entrar em contato com a Equipe de Produção da Mostra apresentando o prato participante e adquirindo bandeiras que serão fixadas junto aos estabelecimentos e que servirão como sinalização dos locais participantes. Os estabelecimentos e pratos participantes serão divulgados juntos com a programação da Mostra nas redes sociais e em outros serviços de comunicação.

Curadoria

Cris Ventura

Nascida em Belo Horizonte (MG), é realizadora audiovisual, atuando em diferentes funções, reside atualmente em Goiás (GO), onde é professora do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual no Instituto Federal de Goiás (IFG). É Mestre em Estudos de Linguagens (CEFET-MG), bacharel em Letras (UFMG), doutoranda em Performances Culturais (UFG), no qual investiga a performance dos atores não-profissionais na cinematografia híbrida brasileira.

Renata Oliveira

Graduada em História, com especialização em História da Cultura e da Arte e mestrado em Estudos de Linguagens. Pesquisa as relações entre corpo, imagem e subjetividade nas artes visuais e nas ciências humanas. É curadora de projetos de artes visuais e de mostras de audiovisual.

Cardume

A Cardume é um streaming de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu com a ideia de difundir, fomentar e internacionalizar o cinema independente brasileiro. Além disso, a plataforma visa também atuar no fomento à produção e no desenvolvimento e aperfeiçoamento do cinema nacional.

Tamira Abreu
Realizadora CineLapinhô

Produtora cultural em Belo Horizonte há mais de 15 anos, atua em produções nas áreas de audiovisual, música, teatro e literatura.

Realizou projetos na área de conteúdo da produtora Quarteto Filmes, trabalhou com a Companhia Giramundo Teatro de Bonecos e no desenvolvimento de projetos da produtora Casulo Cultura. Durante 6 anos, foi diretora de produção de projetos no Instituto Fernando Sabino.

Tags: No tags

Comments are closed.