Oficinas de Cinema

De 05 a 09 de agosto, serão realizadas oficinas de cinema na Associação Jardim dos Cristais, em Lapinha da Serra, abertas para alunos do ensino médio e fundamental.

O objetivo é introduzir os jovens da região ao universo cinematográfico, oferecendo uma experiência prática e enriquecedora. O resultado das oficinas será exibido ao público nos telões do Cine Lapinhô, promovendo e celebrando o talento local.

Associação Jardim dos Cristais

Entidade beneficente sem fins lucrativos com a finalidade de promover ações educacionais, ambientais e de assistência social. Lapinha da Serra – MG.

Rua do Batuque – Lapinha da Serra, Santana do Riacho 35845000

Animação com Rotoscopia

com Sávio Leite

De 05 a 09 de agosto, serão realizadas oficinas de cinema na Escola Municipal Francisco Pinto, em Lapinha da Serra – MG, abertas para alunos do fundamental 2.

Rotoscopia ministrada pelo renomado professor Sávio Leite oferece aos participantes uma experiência dedicada à exploração criativa do universo da animação.

Com uma metodologia que busca refletir sobre a importância da animação, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no processo de transformação de filmagens em animações por meio da técnica da Rotoscopia, terão a chance de criar desenhos e ilustrações sobrepostas para dar vida a sequências de movimento a partir de imagens do escritor, interagindo artisticamente com quadros provenientes de filmagens.

O termo “rotoscopia” deriva do nome do equipamento que revolucionou a utilização dessa técnica. O professor Sávio Leite, com sua vasta experiência como diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação e reconhecimento internacional, traz um conhecimento sólido e inspirador para guiar os participantes nesta jornada de criatividade e exploração.

Esta oficina oferece uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam mergulhar no mundo fascinante da animação e da Rotoscopia.

O resultado das oficinas será exibido ao público nos telões do Cine Lapinhô, promovendo e celebrando o talento local.

Sávio Leite nasceu em Belo Horizonte/MG, Brasil, em 1971.
Graduou-se em Comunicação na Newton Paiva e realizou o mestrado em Artes Visuais na UFMG.

É professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA há 15 anos e na UEMG – Cataguases (Universidade do Estado de Minas Gerais desde 2023). É diretor de curtas-metragens, com filmes exibidos e premiados em importantes festivais nacionais e internacionais. Foi indicado quatro vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, vencendo-o, em 2018, na categoria Melhor Curta-metragem. Criador e coordenador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação e do TIMELINE – Festival Internacional de Arte Eletrônica de Belo Horizonte. Curador do CINE DESIGN - Mostra Internazionale di Audivisivo Sperimentale e Film de Animazione di Vigevano / Itália. Organizador dos livros Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais (2013), Maldita Animação Brasileira (2015) e Diversidade na Animação Brasileira (2018). Traduziu os livros Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau – Teoria e prática de um cinema junto ao povo (2018) e A forma realizada: o cinema de animação (2020). Editou o livro Uma introdução ao Cinema Underground americano (2022), de Sheldon Renan.

Como Fazer Cinema com Borra de Café

com Felipe Canêdo

Oficina de curta-metragem de baixo orçamento com Felipe Canêdo para alunos do ensino médio de Lapinha da Serra e vagas para o público em geral, promovendo acesso amplo. 

A oficina capacita os participantes nas várias etapas da produção cinematográfica, tanto teórica quanto prática, culminando na criação de um curta-metragem de baixo custo.

Aborda funções de produção, pré-produção, execução, finalização, e a importância dos roteiros.

Explora linguagens cinematográficas e metodologias criativas, abrangendo tópicos como roteiro, enredo, estrutura de três atos, e conceitos de fotografia e montagem.

Além dos alunos do ensino médio local, haverá uma cota aberta ao público em geral, promovendo acesso amplo. 

Felipe Canêdo é Jornalista formado pela PUC-MG e mestre em audiovisual pela Universidade do Minho, em Portugal.

Em 2017, dirigiu o curta-metragem "Arara", que aborda o massacre de populações indígenas pela ditadura militar, baseado no "Relatório Figueiredo". O filme recebeu o Prêmio de Direitos Humanos da OAB-RS, estreou no Festival É Tudo Verdade e no Canal Futura, e foi exibido em festivais como o Glasgow Film Festival. Em 2019, co-dirigiu o longa-metragem "Pelos corredores de nossa casa", estreado no 43º Guanicê de Cinema, e em 2020, dirigiu "Arena: 20 anos" para a Prefeitura de Belo Horizonte.

2º Cine Lapinhô . 14 a 18 . ago.24

Boas-vindas
ao 2º Cine Lapinhô

Quando Mundos se Encontram.

Cinelapinhô