Mostra CineLapinhô

De 25 a 28 de agosto Lapinha da Serra recebe mostra de cinema, oficinas de realização de filmes, circuito gastronômico e shows musicais.

O vilarejo de Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho (MG), distante 136 km de Belo Horizonte, localizado nas montanhas, com belas paisagens formadas por cachoeiras, lagos e trilhas para caminhadas será palco entre os dias 25 e 28 de agosto da mostra de filmes CineLapinhô, organizada pela cineasta Tamira Abreu.

O evento, que será realizado na praça da igreja, terá a exibição de filmes, sessões comentadas abertas para debate com o público, oficinas de cinema, apresentações artísticas e shows musicais, tudo gratuito. Junto com a mostra de cinema acontece o Circuito Gastronômico CineLapinhô, em que os restaurantes de Lapinha da Serra criarão pratos com nomes de filmes brasileiros, com premiação do melhor prato escolhido por júri popular.

“A ideia é convidar o público local a um contato com o cinema, apresentando filmes que dialoguem com a região, proporcionando uma aproximação entre o público e o conteúdo exibido, além de atrair turistas para uma nova forma de ocupação do lugar. Após a exibição comentada dos filmes, serão realizadas apresentações musicais com artistas locais, como forma de valorizar os artistas da região e ao mesmo tempo como forma de identificação com o público do vilarejo”;

explica Tamira Abreu

Se apresentarão os grupos Grupo Coco de Cipoada, Samba do Açude, Trio Lapinhô e o Batuque da Lapinha, que é uma manifestação de moradores locais em que os batuqueiros tocam, dançam e cantam músicas tradicionais.

A curadoria é de duas mulheres do setor artístico-cultural – Cris Ventura e Renata Oliveira – e valoriza a produção audiovisual independente. A inscrição dos filmes já foi realizada após chamada pública pelo site do projeto, e o resultado da seleção sairá dia 10 de agosto. Para saber mais, é só entrar na página um.cinelapinho.com.br.

Aprendendo a fazer cinema

Através das oficinas, os alunos vão aprender como funciona o universo cinematográfico, desde o surgimento de uma ideia até o seu desenvolvimento, gravação e finalização. “O cinema constitui-se em um dos modos de expressão cultural da sociedade. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas”, observa Tamira Abreu.
Em uma parceria com a Cardume Filmes, produtora e plataforma de streaming, serão oferecidas três oficinas gratuitas de cinema e assuntos do audiovisual. As oficinas no espaço da Associação Jardim dos Cristais e serão realizadas entre os dias 22 e 28 de agosto.

Oficinas

Oficina de Realização de Filmes,
com Daniel Jaber e Gabriel Muller Leal (Cardume)

Grande parte do público que assiste cinema e televisão desconhece como acontece a produção de filmes. Com esse intuito, a Oficina de Realização de Filmes visa apresentar noções básicas para fazer um filme de curta duração, passando pelo desenvolvimento da ideia, criação do roteiro, pré-produção, filmagem, montagem e finalização. Ao final, o filme produzido pelos participantes será exibido na programação do festival.

Data: De 22 a 27 de agosto
Horário 13h às 17h
Local Associação Jardim dos Cristais
Idade mínima: 13 anos
Vagas: 20

Oficina de Elaboração de projetos com foco nas Leis de Incentivo à Cultura,
com Tamira Abreu

Voltada para pessoas com conhecimentos iniciantes na elaboração de projetos culturais, a oficina propõe aos participantes colocar suas ideias no papel. Será feito um percurso que permita ao participante entender o que é um edital cultural e sua estrutura, realizar o planejamento e construir um projeto elaborando os itens necessários para sua execução e garantindo a realização dentro do planejado.

Data: 23 e 24 de agosto
Horário 14h às 16h
Local Associação Jardim dos Cristais
Idade mínima: 16 anos
Vagas: 15

Oficina Entendendo a Produção Audiovisual,
com Tamira Abreu e Silvia Dias

As diferenças entre as funções de Diretor de Produção, Produtor Executivo e Produtor. Gerenciamento de logística e estrutura, contato com fornecedores, otimização e viabilização dos processos de produção audiovisual, apresentação das etapas de uma produção audiovisual, cronograma, entre outros assuntos que envolvem a produção audiovisual.

Data: 25 e 26 de agosto
Horário 14h às 16h
Local Associação Jardim dos Cristais
Idade mínima: 16 anos
Vagas: 20

Circuito Gastronômico CineLapinhô

A Mostra CineLapinhô propõe a participação de todos da Lapinha da Serra, num evento coletivo. Pensando nisso surgiu a ideia do Circuito Gastronômico CineLapinhô, em que os restaurantes da Lapinha da Serra estão convidados a participar do circuito criando um prato com o nome de um filme brasileiro. Os pratos participantes serão divulgados junto com a programação do evento e concorrerão ao título de melhor prato pelo júri popular.

O Circuito Gastronômico CineLapinhô começa junto com a Mostra de Cinema e encerra no início da primavera, quando será divulgado o resultado do prato mais votado. A votação acontecerá por um formulário disponibilizado pela internet. Para participar, basta entrar em contato com a Equipe de Produção da Mostra apresentando o prato participante e adquirindo bandeiras que serão fixadas junto aos
estabelecimentos e que servirão como sinalização dos locais participantes. Os estabelecimentos e pratos participantes serão divulgados juntos com a programação da Mostra nas redes sociais e em outros serviços de comunicação.

CURADORIA

Cris Ventura – Curadora

Nascida em Belo Horizonte (MG), é realizadora audiovisual, atuando em diferentes funções; reside atualmente em Goiás (GO), onde é professora do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual no Instituto Federal de Goiás (IFG). É Mestre em Estudos de Linguagens (CEFET-MG), bacharel em Letras (UFMG), doutoranda em Performances Culturais (UFG), no qual investiga a performance dos atores não-profissionais na cinematografia híbrida brasileira.

Renata Oliveira – Curadora

Graduada em História, com especialização em História da Cultura e da Arte e mestrado em Estudos de Linguagens. Pesquisa as relações entre corpo, imagem e subjetividade nas artes visuais e nas ciências humanas. É curadora de projetos de artes visuais e de mostras de audiovisual. Um dia da mostra será realizada com a curadoria da Cardume através de filmes selecionados por eles.

Cardume – Curadoria

A Cardume é um streaming de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu com a ideia de difundir, fomentar e internacionalizar o cinema independente brasileiro.

Além disso, a plataforma visa também atuar no fomento à produção e no desenvolvimento e aperfeiçoamento do cinema nacional.

Idealizadora do CineLapinhô

Tamira Abreu é produtora cultural em Belo Horizonte há mais de 15 anos, atua em produções nas áreas de audiovisual, música, teatro e literatura. Realizou projetos na área de conteúdo da produtora Quarteto Filmes, trabalhou com a Companhia Giramundo Teatro de Bonecos e no desenvolvimento de projetos da produtora Casulo Cultura. Durante 6 anos, foi diretora de produção de projetos no Instituto Fernando Sabino.

Serviço

Realização NÓS DA FITA
Apoio Cardume, Prefeitura Municipal de Santana do Riacho – MG, Associação Jardins dos Cristais, Aldeia da Serra, Instituto Kairós, Df Audiovisual, Casa do Maurinho, Loc Cine.

Projeto realizado com recursos do FUNDO ESTADUAL DE CULTURA.
Protocolo Nº: 2022.2201.0122

Informações para a imprensa
Janine Horta – 31 971 448 232 – hortajanine@gmail.com


Tags: No tags

Comments are closed.